noticias706 Seja bem vindo ao nosso site Jornal O Litoral!

Brasil

Bolsonaro minimiza queda do PIB: “É um dos países que menos caiu no mundo”

Publicada em 03/03/21 às 21:12h - 138 visualizações

Poder 360


Compartilhe
Compartilhar a noticia Bolsonaro minimiza queda do PIB: “É um dos países que menos caiu no mundo”  Compartilhar a noticia Bolsonaro minimiza queda do PIB: “É um dos países que menos caiu no mundo”  Compartilhar a noticia Bolsonaro minimiza queda do PIB: “É um dos países que menos caiu no mundo”

Link da Notícia:

Bolsonaro minimiza queda do PIB: “É um dos países que menos caiu no mundo”
 (Foto: Poder 360)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta 4ª feira (3.mar.2021) que não havia “tomado conhecimento” sobre o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, divulgado horas antes da declaração. Depois de visitar a residência do embaixador do Kuwait, o chefe do Executivo disse rapidamente a jornalistas que o auxílio emergencial fez a economia se movimentar.

“Desculpe, eu não tomei conhecimento da avaliação do PIB. O que eu posso falar para vocês é que se esperava que a gente ia cair 10%, parece que caímos 4%. É um dos países que menos caiu no mundo todo, então tem esse lado positivo”, disse. Completou afirmando que “o que fez a economia se movimentar, em partes, foi o auxílio emergencial”.

O PIB brasileiro registrou queda de 4,1% em 2020, na comparação com o ano anterior. O resultado foi divulgado no início da manhã 4ª feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Bolsonaro falou a jornalistas no início da tarde.

Foi a maior queda do PIB desde 1996, início da série histórica do IBGE. Pelos dados do Banco Central, o resultado configura o maior tombo desde 1990. Em valores correntes, chegou a R$ 7,4 trilhões. O PIB representa, em valores monetários, todos os bens e serviços finais produzidos no país em determinado período. Serve para medir a atividade econômica e riqueza de uma região.

“O governo federal fez todo o possível para evitar que se transformasse, que tivesse um caos no Brasil”, disse o presidente, que citou o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) como uma das medidas tomadas para conter a perda de empregos.

“Eu temia lá atrás a questão de problemas sociais gravíssimos e, graças a Deus, com essas medidas não tivemos”, declarou.

PIB NO 4º TRIMESTRE DE 2020

De acordo com o IBGE, o PIB cresceu 3,2% no 4º trimestre de 2020 em comparação com o período de julho a setembro –na série com ajuste sazonal.

A indústria e os serviços cresceram 1,9% e 2,7% no período, respectivamente. A agropecuária recuou 0,5%.

Pela ótica da despesa, destaque para a formação bruta de capital fixo com crescimento de 20%. Também cresceram a despesa de consumo das famílias e a despesa de consumo do governo: alta de 3,4% e 1,1%, respectivamente, em relação ao 3º trimestre do ano.

Na comparação com o 4º trimestre de 2019, o PIB do Brasil recuou 1,1%, o que representa o 4º resultado negativo consecutivo.

PIOR DÉCADA EM 120 ANOS

A década de 2011 a 2020 foi a pior já registrada pelo Ibre-FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas). O Brasil cresceu só 0,3%. Ou seja, não evoluiu em 10 anos. No período de 1981 a 1990, conhecido como “década perdida”, o país expandiu só 1,6%.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84)99482-9967

Visitas: 215271
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Jornal O Litoral - Sistema Litoral de Comunicação