noticias899 Seja bem vindo ao nosso site Jornal O Litoral!

Brasil

STF confirma que plenário é competente para julgar recursos sobre anulação de condenações de Lula

Publicada em 14/04/21 às 21:07h - 82 visualizações

REUTERS - Ricardo Brito


Compartilhe
Compartilhar a noticia STF confirma que plenário é competente para julgar recursos sobre anulação de condenações de Lula  Compartilhar a noticia STF confirma que plenário é competente para julgar recursos sobre anulação de condenações de Lula  Compartilhar a noticia STF confirma que plenário é competente para julgar recursos sobre anulação de condenações de Lula

Link da Notícia:

STF confirma que plenário é competente para julgar recursos sobre anulação de condenações de Lula
 (Foto: Reuters/ADRIANO MACHADO)

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quarta-feira que o plenário da corte é competente para julgar recursos sobre a anulação de condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em ações da operação Lava Jato que tramitaram originalmente na Vara Federal de Curitiba.

A maioria dos ministros decidiu que o plenário tem poderes para manter ou derrubar, total ou parcialmente, decisão tomada pela Segunda Turma do Supremo que anulou processos do petistas por terem tramitado na Justiça de Curitiba --a determinação foi de mandar esses casos para a Justiça Federal do Distrito Federal.

O julgamento propriamente dito dos recursos, que poderá ter impacto direto na sucessão ao Palácio do Planalto, ficou para quinta-feira.

ELEGÍVEL

A decisão da Segunda Turma --confirmando uma liminar anterior do relator da Lava Jato no STF, Edson Fachin-- tornou Lula novamente elegível e apto a concorrer a um terceiro mandato presidencial em 2022.

Por ora, na sessão de quarta, o Supremo julgou apenas a questão preliminar. Por 9 votos a 2, o tribunal considerou legítimo que Fachin pudesse levar o caso para apreciação do plenário do STF. A corrente perdedora considerava que não caberia recurso da decisão anterior da Segunda Turma.

Outra discussão que deve ocorrer é sobre se o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro foi parcial no processo de Lula do tríplex do Guarujá (SP). A Segunda Turma considerou Mouro parcial e anulou essa ação sobre o petista, por conta da qual ele chegou a ficar preso por 580 dias e inelegível nas eleições de 2018.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84)99482-9967

Visitas: 221555
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Jornal O Litoral - Sistema Litoral de Comunicação