noticias633 Seja bem vindo ao nosso site Jornal O Litoral!

Brasil

RN EM ALERTA: Vulcão de Cumbre Vieja em La Palma, nas Ilhas Canárias, entra em erupção

Publicada em 20/09/2021 às 07:48h - 58 visualizações

UOL


Compartilhe
Compartilhar a noticia RN EM ALERTA: Vulcão de Cumbre Vieja em La Palma, nas Ilhas Canárias, entra em erupção  Compartilhar a noticia RN EM ALERTA: Vulcão de Cumbre Vieja em La Palma, nas Ilhas Canárias, entra em erupção  Compartilhar a noticia RN EM ALERTA: Vulcão de Cumbre Vieja em La Palma, nas Ilhas Canárias, entra em erupção

Link da Notícia:

RN EM ALERTA: Vulcão de Cumbre Vieja em La Palma, nas Ilhas Canárias, entra em erupção
 (Foto: Reprodução )

O vulcão na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção hoje, às 11h12 no horário de Brasília (15h12, no horário local). O alerta de risco vulcânico foi acionado ontem pelas autoridades espanholas. De acordo com o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, a erupção até o momento é de pequeno porte e não há qualquer alerta de tsunami. O complexo vulcânico de Cumbre Vieja não entra em erupção desde 1971 e voltou a ser notícia nesta semana, ao entrar em alerta amarelo. O vulcão da região ganhou destaque no Brasil, uma vez que seria o único que, em caso de erupção explosiva ? nível mais alto de atividade vulcânica, poderia ser capaz de gerar deslizamentos e provocar um tsunami, com força suficiente para chegar à costa brasileira. O risco desse cenário acontecer é baixo.

A mesma ilha registrou sua última erupção há aproximadamente cinco décadas, quando o vulcão ?Teneguía? entrou em erupção e permaneceu por mais três semanas ativo. O vulcão Teneguia fica no parque nacional Cumbre Vieja no sul da ilha de La Palma. Além dele, há outras formações rochosas nas ilhas que compõem as Ilhas Canárias, como o vulcão de Teide, na ilha de Tenerife, e o de Timanfaya, na ilha de Lanzarote. Há dias, a ilha vem sofrendo com tremores. Cientistas que atuam no local e que medem as atividades sísmicas afirmam que mais de 4.200 pequenos tremores foram registrados e que as intensidades eram crescentes. Cerca de 400 tremores mais fortes foram registrados na região apenas nas últimas 72h.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84)99482-9967

Visitas: 220775
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Jornal O Litoral - Sistema Litoral de Comunicação