noticias312 Seja bem vindo ao nosso site Jornal O Litoral!

Esporte

LIMIAR DA HISTÓRIA: Professor Izulamar Bezerra Rodrigues

Publicada em 09/02/21 às 23:03h - 80 visualizações

Professor Gerinaldo Moura


Compartilhe
Compartilhar a noticia LIMIAR DA HISTÓRIA: Professor Izulamar Bezerra Rodrigues  Compartilhar a noticia LIMIAR DA HISTÓRIA: Professor Izulamar Bezerra Rodrigues  Compartilhar a noticia LIMIAR DA HISTÓRIA: Professor Izulamar Bezerra Rodrigues

Link da Notícia:

LIMIAR DA HISTÓRIA: Professor Izulamar Bezerra Rodrigues
 (Foto: arquivo da família )
Izulamar Bezerra Rodrigues nasceu na cidade de Ceará-Mirim no dia 16 (dezesseis) de outubro de 1945, sendo filho do senhor José Rodrigues da Costa e da senhora Maria Bezerra da Costa, em cujo seio familiar nasceram os seguintes filhos: Francisco Canindé Rodrigues Costa, Ionaldo Costa, Itaci Costa, Itamar Costa, Irimar Bezerra Rodrigues, Iran Rodrigues Costa, José Costa Filho, Iolanda Costa, Ivonete Costa e Idiná Costa.
Izulamar Costa ficou popularmente conhecido pelo apelida de Zulinha, como era carinhosamente chamado por seus familiares, amigos e alunos. Ele iniciou seus estudos no Grupo Escolar Barão de Ceará-Mirim no ano de 1955, concluindo o Ensino Primário em 1959.
Depois Zulinha se preparou para fazer o Exame de Admissão, e foi aprovado para estudar na Escola de Comércio de Ceará-Mirim (fundada pelo Cônego Ruy Miranda e que é atualmente a Escola Estadual Professor Edgar Barbosa) no período de 1960 a 1965 cursando o antigo Ginasial.
No período entre os anos de 1966 a 1968, cursou o Científico no Colégio Estadual Atheneu Norte Rio-Grandense, e após sua conclusão, prestou vestibular para ingressar na UFRN – Universidade Federal do Rio Grande no Curso de Educação Física onde se graduou em 11 de julho de 1981.
Suas atividades esportivas tiveram início bem antes de seu ingresso no Magistério. Elas vão acontecer a partir do ano de 1961, no ABC Futebol Clube de Salão, ainda como jogador amador em Ceará-Mirim bem como no Centro Esportivo e Cultural, participando de todas as Seleções da cidade, estreando depois no futebol de campo tornando-se campeão invicto no futebol de campo do interior potiguar em 1965 e tetra campeão invicto do interior, sempre como artilheiro.
Zulinha foi jogador do ABC Futebol Clube de Natal, no período de 1965 a 1970, tendo como o principal título o bicampeonato.
Além disso, participou da primeira partida internacional de futebol de campo pelo ABC FC contra a Romênia, sendo autor do único gol. Em seguida jogou no Cosern, que era o Força e Luz e depois foi emprestado ao América FC de Natal para a disputa do Campeonato Nordestão, sendo artilheiro nessa competição.
Izulamar Rodrigues passou a atuar no Magistério como professor de Educação Física em Natal, na Escola Estadual Winston Churchill no ano de 1970. Três anos mais tarde, em 1973, após o período probatório, pediu sua transferência para o Ginásio Industrial de Ceará-Mirim (que foi nominada depois de Escola Estadual Monsenhor Celso Cicco), na época administrado pelo Cônego Ruy Miranda.
Em seguida, passou a lecionar na Escola Estadual Interventor Ubaldo Bezerra de Melo cuja diretora era a professora Maria de Lourdes Firmino (Professora Dinha) e lecionou ainda no Colégio Santa Águeda, no qual foi técnico de Handebol feminino entre os anos de 1971 a 1987.
Izulamar Rodrigues se casou com a senhora Maria da Conceição Montenegro Rodrigues, com quem teve uma filha: Sayonara Montenegro Rodrigues- Acadêmica da Acla – Academia Cearamirinense de Letras e Artes Pedro Simões Neto”, cujo coroamento veio com o nascimento do primeiro e único neto Vinicius Montenegro Rodrigues.
Zulinha foi um grande batalhador pelo esporte de nossa cidade, sendo o primeiro professor a levar equipes das escolas de Ceará-Mirim para participarem dos Jern’s-Jogos Estudantis do Rio Grande do Norte, que inicialmente aconteciam em Natal, trazendo vários títulos.
Izulamar Rodrigues foi o criador em Ceará-Mirim dos primeiros Jogos Internos pelo Colégio de Santa Águeda, em 1972, recebendo na época, total apoio da diretora a Irmã Maria Irene, uma amante e incentivadora do esporte, cuja atividade tornou-se um sucesso e foi copiada ano a ano pelas demais escolas do município, transformando o Ginásio de Esportes “Aderson Eloy de Almeida” na principal praça de esportes da
cidade, revelando grandes e futuros craques forjados nas quadras esportivas estudantis.
Izulamar Rodrigues foi nomeado pelo ex-prefeito Edgar de Gouveia Varela no ano de 1980 para a Coordenação de Esportes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, cujo secretário era o Professor João de Castro Filho e elaborou o primeiro Projeto de Educação Física para o município de Ceará-Mirim.
No ano de 1995, Zulinha resolveu deixar registrado para as gerações posteriores o legado esportivo que a Família Costa deixou. Escreveu e lançou o livro chamado: Ceará-Mirim Sport antes, Durante e Depois dos Irmãos Costa.
Seu último trabalho, após sua aposentadoria como educador, foi na área da educação foi como gestor da Escola Estadual Interventor Ubaldo Bezerra de Melo, vindo a falecer pouco tempo depois de ter se afastado do cargo.
Dedicou-se e viveu por tudo o que mais amou: o esporte, a profissão de professor e sua família.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84)99482-9967

Visitas: 222972
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Jornal O Litoral - Sistema Litoral de Comunicação