noticias555 Seja bem vindo ao nosso site Jornal O Litoral!

Esporte

Fifa e Conmebol seguem sem solução para atletas da Europa, e rodada das Eliminatórias pode ser adiada

Publicada em 05/03/21 às 17:56h - 63 visualizações

O GLOBO


Compartilhe
Compartilhar a noticia Fifa e Conmebol seguem sem solução para atletas da Europa, e rodada das Eliminatórias pode ser adiada  Compartilhar a noticia Fifa e Conmebol seguem sem solução para atletas da Europa, e rodada das Eliminatórias pode ser adiada  Compartilhar a noticia Fifa e Conmebol seguem sem solução para atletas da Europa, e rodada das Eliminatórias pode ser adiada

Link da Notícia:

Fifa e Conmebol seguem sem solução para atletas da Europa, e rodada das Eliminatórias pode ser adiada
 (Foto: O GLOBO)

Uma reunião virtual entre representantes da Fifa, da Conmebol e das 10 associações membros da América do Sul, entre elas a CBF, debateu nesta sexta-feira as soluções para o impasse na convocação de jogadores da Europa para a disputa da rodada de março das Eliminatórias da América do Sul.

A tendência é que as duas datas deste mês sejam adiadas, por decisão da maioria das associações envolvidas. Uma das soluções seria uma rodada com três jogos em setembro e outubro de 2021.

Covid-19:CBF prepara relatório sobre contaminados de 2020 e vê protocolo suficiente para evitar paralisação

Brasil ainda não divulgou lista de convocados no aguardo de uma solução. O técnico Tite considera enviar os convocados até o dia 7, domingo, 15 dias antes da data Fifa, dia 22, quando a seleção brasileira se apresenta. O Brasil enfrenta a Colômbia, em Bogotá, no dia 26, e a Argentina, dia 30, na Arena Pernambuco.

Mas os clubes europeus, que não são obrigados a ceder jogadores durante a pandemia para países da zona vermelha, caso do Brasil, já rechaçaram a liberação. Casos de Liverpool e Manchester City.

Segundo a Conmebol informou, a Fifa se comprometeu a "seguir buscando uma solução para o impasse", que se deve ao fato de os atletas de clubes europeus não precisarem ser liberados, em função da necessidade de quarentena no retorno para alguns países.

Neste sábado foi agendada nova reunião virtual entre o presidente da Fifa e o Conselho da Conmebol. Que provavelmente vai sacramentar a decisão por uma solução alternativa. As associações dos países, como a CBF, entendem que a perda de valor comercial das seleções sem suas maiores estrelas faz do adiamento o melhor caminho.

Ganhando tempo

A decisão da CBF em adiar a convocação da seleção para os jogos das Eliminatórias, prevista para esta sexta-feira, teve como principal objetivo ganhar tempo. A comissão técnica precisará fazer contatos oficiais com cada país e clube aos quais pertencem os atletas europeus chamados, para saber se haverá liberação.

Pela nova regra da Fifa, vale o que os países definirem em relação a saída e retorno dos jogadores e a necessidade de quarentena diante da nova escalada da pandemia do coronavírus pelo mundo. Nesta sexta-feira, Pep Guardiola, do Manchester City, indicou que não deve liberar atletas como Ederson e Gabriel Jesus.

Ciente disso, a coordenação da seleção brasileira já recebeu as informações necessárias da área médica da CBF para seguir os protocolos internos, do Brasil e da América do Sul, mas no caso da convocação de atletas de clubes europeus uma nova rodada de negociações precisa acontecer.

Jogos Paralímpicos:atletas têm prioridade, mas não sabem se serão vacinados contra Covid-19

As decisões dos países europeus mudam de acordo com a curva epidemiológica de cada um deles. Portanto, é possível receber aval para convocar jogadores da França e não da Itália, por exemplo.

Preocupação do Flamengo

A CBF vai analisar caso a caso e vai respeitar o acordado com os clubes e a regra de cada país para o retorno, mas considera a situação complicada para o andamento das partidas e competições. Uma lista mais extensa, com um número maior do que os tradicionais 23 atletas, já está em fase de preparação.

E há chance de a lista ter apenas atletas de clubes brasileiros. Nesse cenário, o Flamengo demonstra preocupação. Pois seus titulares retornam de recesso em 15 de março, apenas, para retomar a temporada. Rodrigo Caio, Gerson, Everton Ribeiro e Gabigol foram elogiados por Tite recentemente. Nesta sexta-feira, Arrascaeta foi pre-convocado para defender o Uruguai.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84)99482-9967

Visitas: 220502
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Jornal O Litoral - Sistema Litoral de Comunicação