noticias292 Seja bem vindo ao nosso site Jornal O Litoral!

GERAL

Campanha de Multivacinação busca atualizar cadernetas de crianças e adolescentes no RN

Publicada em 06/10/2025 às 19:33h | SECOM RN  | 2586 visualizações

Compartilhe nas redes sociais

Campanha de Multivacinação busca atualizar cadernetas de crianças e adolescentes no RN
 (Foto: SECOM - RN)


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) inicia, nesta segunda-feira, dia 6, em parceria com os municípios potiguares, a Campanha de Multivacinação. O movimento, que é coordenado nacionalmente pelo Ministério da Saúde, seguirá até o dia 31. A ação tem como objetivo atualizar o Calendário Nacional de Vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Todas as vacinas previstas para essa faixa etária estarão disponíveis nos postos de saúde e o Dia D de mobilização será realizado no sábado, 18 de outubro.

 

Entre as ações desta primeira semana está uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Secretaria de Saúde de Natal. A vacinação acontecerá entre terça e quarta-feira (8) dentro da Mostra de Profissões da UFRN, realizada no Centro de Convivência, entre 9h e 11h30 e das 14h às 17h.

 

A Sesap encaminhou nota técnica aos municípios do Rio Grande do Norte com todas as orientações necessárias à execução da campanha. Cada gestão municipal deverá elaborar suas próprias estratégias, de acordo com o perfil populacional e as áreas de risco, priorizando locais com menor adesão e espaços estratégicos para vacinação, com base na estratégia do microplanejamento.

 

Embora a campanha esteja focada na vacinação de crianças e adolescentes, também serão ofertadas doses para adultos, a exemplo da vacina contra o sarampo, doença que apresenta risco de reintrodução no Brasil e que terá doses disponibilizadas para pessoas de 12 meses a 59 anos.

 

Além disso, os jovens de 15 a 19 anos também poderão atualizar a vacinação contra o HPV. A vacina protege contra diversos tipos de câncer, como colo do útero, ânus, pênis, garganta e pescoço. O Ministério da Saúde registrou aumento desta cobertura no País, tendo passado de 78,42% em 2022 para 82,83% em 2024 entre as meninas, e de 45,46% para 67,26% entre os meninos.




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Jornal O Litoral
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (84)99482-9967
Visitas: 438432 Usuários Online: 3
Copyright (c) 2025 - Jornal O Litoral - Sistema Litoral de Comunicação