noticias792 Seja bem vindo ao nosso site Jornal O Litoral!

GERAL

Ratazanas põem medo nos gatos, diz Pimentel, sobre CPI da Arena

Ex-deputado estadual cobra resposta do Legislativo; presidente e relatora da CPI da Arena mantém o silêncio sobre caso

Publicada em 16/02/2022 às 11:25h - 37 visualizações

AGORA RN: Adenilson Costa


Compartilhe
Compartilhar a noticia Ratazanas põem medo nos gatos, diz Pimentel, sobre CPI da Arena  Compartilhar a noticia Ratazanas põem medo nos gatos, diz Pimentel, sobre CPI da Arena  Compartilhar a noticia Ratazanas põem medo nos gatos, diz Pimentel, sobre CPI da Arena

Link da Notícia:

Ratazanas põem medo nos gatos, diz Pimentel, sobre CPI da Arena
Sandro: ?A CPI tem posse de documentos e depoimentos importantes, só falta ter coragem de fazer o que tem que ser feito?. Foto: José Aldenir/Agora RN  (Foto: Reprodução)

“Existe uma morosidade e lerdeza dos que fazem a pálida CPI da Arena das Dunas. Só acho que, se é para seguir como está ou aprovar um relatório tépido, melhor sofrer vergonha menor e entregar seus cargos antes de sua conclusão”,
desabafou o dirigente nacional do Psol e ex-deputado estadual, Sandro Pimentel, sobre a nova paralisação dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa potiguar, que desde 2020, investiga o contrato do governo do Estado com a concessionária que administra a Arena das Dunas.

“Minha convicção é que as ratazanas são tão fortes que põem medo nos gatos. Isso é algo que está se evidenciando a cada dia. Existe algum tipo de dificuldade ou trava para além do rito ou da burocracia normal. Os contratos com a Arena das Dunas precisam deixar de ser um ralo dos recursos públicos que chegam até o estômago das ratazanas podres da política. A pergunta que nos cabe fazer é: será que essa CPI chegará a algum resultado prático de interesse da sociedade? Estou descrente, embora torço que chegue”, questionou.

Em entrevista exclusiva ao AGORA RN, nesta segunda-feira 14, o ex-deputado estadual afirmou que os membros da CPI estão protelando dar uma resposta satisfatória à sociedade. “Já se esgotaram todos os prazos de uma CPI que foi muito tênue, pálida e morna. Essa protelação só prejudica a população e o Estado. Mas, tem que mexer com gente corrupta encravada nos porões da velha política. São esses os sanguessugas da verba pública e que precisam ser extirpados definitivamente”, enfatizou.

Sandro Pimentel acredita que, “chegou a hora de haver mais pressão por parte da imprensa local e nacional, como também da sociedade, afinal de contas, o que está em jogo são cifras que podem chegar ao plural de bilhão, que certamente têm faltado para setores fundamentais da população”, ressaltou.

A CPI da Arena foi instalada no dia 29 de maio de 2020, após auditoria da Controladoria Geral do Rio Grande do Norte (CGE–RN) apontar prejuízo de R$ 421 milhões ao Estado. Questionado sobre a possibilidade da CPI da Arena sugerir algum indiciamento em seu relatório final, Sandro Pimentel disse que isso tem que ocorrer, sob o risco da CPI se
transformar em um uma “piada e brincadeira de mal gosto”.

“Se o trabalho exemplar feito pela CGE, que tive a honra de acompanhar desde sua gênese e que apontou diversas e absurdas irregularidades, não tiver responsabilização concreta, o que adiantou? Foi perda de tempo e de trabalho em vão? A CPI tem posse de diversos documentos internos e de depoimentos importantes, só falta ter coragem de fazer o que tem que ser feito e que é sua obrigação”, ressaltou.

A ordem de serviço e o contrato com a empresa Arena das Dunas Concessão e Eventos S.A, para o início das obras do estádio, foi assinado na gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP) e passou pela administração do ex-governador Robinson Faria (PSD), que não pediu a revisão do contrato. “Acredito que, se a CPI comprovou fortes indícios que
creio existem, a exemplo do TCE-RN que também já comprovou uma série de irregularidades, não é suficiente corrigir, o que é importante, mas é preciso punir severamente os culpados, conforme legislação em vigor”, explicou.

Sandro Pimentel lembrou que a CPI deveria pedir para que seja anulada a Parceria Público Privada entre o governo do Estado e o Consórcio Arena das Dunas. “Inclusive, já me posicionei desde quando era vereador de Natal. Tive a coragem de ser e de votar contra, afinal, naquela época, já avaliava que o tal legado da Copa custaria muito caro aos cofres públicos. É isso que temos visto até agora, basta comprovar que a cada mexida, os valores vão caindo e novas irregularidades vão sendo descobertas. Não consigo avaliar se a nulidade dos contratos de PPP resolveria a situação,
mas uma coisa tenho certeza, os atuais contratos precisam ser totalmente revistos a partir de análise feita por um conjunto de órgãos públicos a exemplo do TCE, MP, CGE, auditores da UFRN, entre outros especialistas, de modo
que nosso Estado não siga sendo vilipendiado”, afirmou.

Presidente e relatora mantém silêncio sobre conclusão da CPI

Desde o início deste mês, a reportagem do AGORA RN tenta, insistentemente, conversar com a relatora da CPI da Arena,
a deputada estadual Isolda Dantas (PT), mas recebemos sempre respostas evasivas, como: “Sobre a CPI, preciso antes reunir com o presidente Azevedo para ter fatos novos”, ou “Estou em uma reunião” ou ainda, “Minha sugestão é aguardar mais uma semana”.

Enviamos algumas questões para a relatora da CPI da Arena na última sexta-feira 11, via whatsapp, para que ela explicasse quando os trabalhos da comissão retornarão e se existe previsão para apresentação e votação do relatório final, com sugestões de indiciamentos, porém, até o fechamento dessa edição, às 17h desta segunda-feira 14, não recebemos a resposta aguardada.

Enviamos ainda perguntas, também na última sexta-feira 11, para o presidente da CPI da Arena das Dunas, deputado estadual Coronel Azevedo (PSC), pedindo esclarecimento e informações sobre os trabalhos da CPI, mas até o fechamento desta edição, Deputados que integram comissão se esquivam de responder perguntas e sempre pedem para aguardar mias um tempo não recebemos uma só palavra.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84)99482-9967

Visitas: 219733
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Jornal O Litoral - Sistema Litoral de Comunicação