noticias766 Seja bem vindo ao nosso site Jornal O Litoral!

GERAL

TV pública de MG não exibe entrevista de Guilherme Boulos no Roda Viva; emissora volta atrás depois de repercussão

Exibida pela TV Cultura nessa segunda-feira (3), entrevista não foi retransmitida pela Rede Minas, conforme costuma acontecer.

Publicada em 05/10/2022 às 17:54h - 17 visualizações

Rodrigo Salgado, g1 Minas ? Belo Horizonte


Compartilhe
Compartilhar a noticia TV pública de MG não exibe entrevista de Guilherme Boulos no Roda Viva; emissora volta atrás depois de repercussão  Compartilhar a noticia TV pública de MG não exibe entrevista de Guilherme Boulos no Roda Viva; emissora volta atrás depois de repercussão  Compartilhar a noticia TV pública de MG não exibe entrevista de Guilherme Boulos no Roda Viva; emissora volta atrás depois de repercussão

Link da Notícia:

TV pública de MG não exibe entrevista de Guilherme Boulos no Roda Viva; emissora volta atrás depois de repercussão
 (Foto: Reprodução )

A emissora pública de televisão "Rede Minas" não retransmitiu nesta segunda-feira (3) a entrevista que Guilherme Boulos (Psol), deputado federal eleito e coordenador da campanha presidencial de Lula (PT), concedeu ao "Roda Viva", da TV Cultura. Ela sempre exibe o programa da emissora paulista.

Porém, depois da repercussão no estado, o governo de Minas Gerais voltou atrás e irá exibir a entrevista nesta quinta-feira (6).

O caso foi divulgado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJP-MG), que acusou o governo de Minas Gerais de ter "censurado a entrevista" e relacionou a decisão ao apoio do governador Romeu Zema (Novo) ao candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

No lugar da entrevista com Boulos, a emissora pública mineira exibiu uma reprise da edição com a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, originalmente apresentada em junho de 2021.

Em nota, a Rede Minas alegou haver um "propósito de se manter isenta durante as eleições de 2022 e em observância às restrições do período eleitoral" e que, por isso, não exibiu a entrevista com Guilherme Boulos, bem como também não retransmitiu as sabatinas com os candidatos à Presidência da República.

Disse, ainda, que a Rede Minas "não foi convidada pelo comando da TV Cultura para participar das discussões sobre a linha editorial das citadas entrevistas", mas que voltou atrás da decisão de não retransmitir a sabatina após "parecer favorável do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)".

A "TV Cultura", emissora que produz o programa "Roda Viva" em São Paulo e que tem parte da programação retransmitida pela Rede Minas no estado de Minas Gerais, informou que a iniciativa partiu da TV pública mineira. Alega, ainda, que, quando questionada pelo canal paulista, a emissora de Minas não soube justificar o motivo de não ter havido a retransmissão, como normalmente acontece.

A Rede Minas não informou qual a programação para o Roda Viva em MG nas próximas semanas. A TV Cultura já anunciou uma sabatina dupla com os candidatos ao governo de SPTarcísio Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) para o dia 17.

Em nota, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, responsável pela Empresa Mineira de Comunicação, reafirmou que "ao tomar conhecimento da não exibição do programa" encaminhou o tema para "análise jurídica devido à vedação eleitoral", recebendo o aval do TSE para que a exibição aconteça.

O Ministério Público Eleitoral informou que ainda não recebeu nenhuma denúncia ou representação oficial a respeito do caso.

O deputado eleito Guilherme Boulos diz, em nota, ser "inaceitável que o governador Zema use uma emissora pública para fortalecer seu próprio projeto pessoal de poder" e que se trata de uma "tentativa de impedir o acesso da população mineira a opiniões diferentes daquelas "permitidas" pelos bolsonaristas".




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84)99482-9967

Visitas: 219814
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Jornal O Litoral - Sistema Litoral de Comunicação