noticias9 Seja bem vindo ao nosso site Jornal O Litoral!

Mundo

Nancy Pelosi deixa Taiwan após visita que acirrou tensões com China

Avião com a presidente da Câmara dos EUA deixou a ilha, em viagem que Pequim classificou como provocação.

Publicada em 03/08/2022 às 12:11h - 48 visualizações

G1


Compartilhe
Compartilhar a noticia Nancy Pelosi deixa Taiwan após visita que acirrou tensões com China  Compartilhar a noticia Nancy Pelosi deixa Taiwan após visita que acirrou tensões com China  Compartilhar a noticia Nancy Pelosi deixa Taiwan após visita que acirrou tensões com China

Link da Notícia:

Nancy Pelosi deixa Taiwan após visita que acirrou tensões com China
 (Foto: Reprodução)

Pivô de uma das maiores crises recentes entre os Estados Unidos e a China, a viagem da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan terminou na manhã desta quarta-feira (3).

O avião da comitiva de Nancy Pelosi - que não divulgou previamente a visita até a aeronave pousar no aeroporto de Taipei - deixou a ilha nesta manhã, após menos uma visita de menos de 24 horas mas que acirrou as tensões entre Pequim e Washington.

O governo chinês já havia se manifestado contra a visita à Taiwan, que considera parte de seu território, e prometeu fortes retaliações. Nesta quarta-feira, Pequim anunciou sanções à ilha, como a suspensão de importações de itens como frutas e produtos de pesca da ilha autônoma, além de paralisar as exportações de areia natural para Taiwan.

Também nesta quarta-feira, o governo de Taiwan afirmou que a China faz um bloqueio aeronaval não-oficial ao planejar exercícios militares em torno da ilha como resposta à visita de Pelosi a Taipei.

 

Com a visita, Pelosi se tornou a primeira representante do alto escalão do governo norte-americano a visitar Taiwan desde 1997, quando o então presidente da Câmara, o republicano Newt Gingrich, foi à ilha.

Após a chegada da presidente da Câmara norte-americana - a segunda na linha de sucessão de Biden após a vice, Kamala Harris -, a China emitiu um comunicado chamando a visita de uma provocação e anunciou sanções em retaliação.

Ao pousar no aeroporto de Taipei, na terça-feira (2), Pelosi argumentou que a visita "honra o compromisso independente dos EUA em apoiar a democracia vibrante de Taiwan".

 

Kremlin

 

 

O governo da Rússia também se posicionou sobre a visita nesta quarta-feira (3). O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o aumento das tensões provocado pela visita de Nancy Pelosi "não deveria ser subestimado".

Moscou e Pequim tem sido aliadas em questões diplomáticas, principalmente em conflitos com os Estados Unidos.

 

 

Agenda

 

 

 

Na visita, que durou menos de 24 horas, Pelosi encontrou-se com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, e visitou o Parlamento. Foi a primeira vez em 25 anos que um alto cargo do tipo dos Estados Unidos visitou a ilha, que a China reivindica ser parte do seu território.

 

 

Já o governo local afirma ser o verdadeiro governo chinês no exílio.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84)99482-9967

Visitas: 219163
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Jornal O Litoral - Sistema Litoral de Comunicação