noticias268 Seja bem vindo ao nosso site Jornal O Litoral!

SOCIEDADE

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO NECESSÁRIA

Presente em todos os níveis, etapas ou modalidades de ensino, o planejamento da prática pedagógica é considerado como atividade principal no cotidiano do professor.

Publicada em 17/08/2022 às 22:25h - 93 visualizações

Josué Joaquim da Silva


Compartilhe
Compartilhar a noticia PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO NECESSÁRIA  Compartilhar a noticia PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO NECESSÁRIA  Compartilhar a noticia PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO NECESSÁRIA

Link da Notícia:

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO NECESSÁRIA
 (Foto: Reprodução)

Planejar o trabalho pedagógico é tarefa fundamental na prática do professor, seja na Educação Básica ou Superior, faz-se necessário a pesquisa, definir objetivos, estratégias, entre outros elementos presentes no planejamento que, além de coordenar, também são vistos como facilitadores na prática docente.

        Conhecer a realidade da sala de aula, os diferentes níveis de aprendizados, bem como, os conhecimentos que os alunos já trazem sobre o que se pretende ensinar, são fatores que devem ser considerados pelo professor antes de planejar. Além disso, é preciso observar a proposta e os projetos pedagógicos pertencentes a escola.

         Ao tratar sobre os princípios da Educação Nacional, a Lei de Diretrizes e Bases – LDB, em seu Art. 2º elenca que a Educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, 1996).

Nessa perspectiva, entendendo que a prática pedagógica docente prepara o educando para a cidadania, o planejamento precisa ter relação com a proposta pedagógica da escola e consequentemente com a Base Nacional Comum Curricular, visando garantir os princípios da Educação, bem como, o atendimento às exigências sociais.

Na visão de Libâneo (2013) o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulado a atividade escolar e a problemática do contexto social. Assim, o professor tem o papel de articulador e mediador entre o aluno e os conhecimentos. Com isso, a nossa missão não é de meros transmissores de informações, mas de mediar os caminhos facilitadores para aprendizagens significativas ao educando.

Dessa forma, durante o planejamento escolar é necessário considerar critérios como: estabelecer objetivos significativos e relacionados com o objeto do conhecimento, escolher os procedimentos metodológicos adequados, definir os recursos didáticos e elencar os processos avaliativos. Assim, a pratica de planejar e/ou replanejar deverá ser um exercício contínuo no trabalho docente, buscando sempre realizar importantes passos no processo de ensino-aprendizagem.

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Senado Federal,

Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

 

LIBÂNEO, José Carlos. O Planejamento Escolar, 2013. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4452090/mod_resource/content/2/Planejamento%20-%20Lib%C3%A2neo.pdf. Acesso em: 30 de julho de 2022.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84)99482-9967

Visitas: 221700
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Jornal O Litoral - Sistema Litoral de Comunicação